Mensagens Subliminares nos Filmes (Parte 2)

1. Filme "O EXORCISTA"

.
Lançado em 1973, os enxertos subliminares não foram poupados neste filme, ganhador do Oscar de roteiro e que é um marco do cinema de horror. Logo no começo, numa cena em que os lobos estão brigando, num lugar deserto, se prestarmos muita atenção, os sons emitidos pelos animais, no clímax da luta, passam a ser de grunhido de porcos que se fundem com o fundo musical, quase que imperceptíveis.
Estes sons, de porcos sendo degolados, também foram usados, porém só em baixa freqüência (por volta de 16 Hz) alternados com sons de orgasmo feminino, nas cenas em que a adolescente (Reagan) estava prestes a ser possuída pelo demônio. foi descoberto também, talvez a primeira referência que se tem notícia, sobre backward masking(Músicas com mensagens inseridas no sentido contrário de execução) no cinema. A cena acontece quando o padre, tentando desvendar as misteriosas e ininteligíveis frases pronunciadas pelo demônio através da menina, utilizando um gravador (profissional) de rolo, inverte o sentido da rotação da fita. Ele se volta para o aparelho, assustado com a descoberta, enquanto as mensagens agora compreensíveis, contendo seu nome, vão sendo pronunciadas, com aquela já famosa voz gutural. Todas estas inserções subliminares acabam justificando, não só as reações de excitação sexual, mas também as reações histéricas de medo geradas pelo filme. O produtor admitiu publicamente que "O Exorcista" continha "estímulos subliminares violentos e assustadores".
Lembro-me, eu ainda menino, o clima de terror que pairou sobre as pessoas desta época. Só se falava nas brutais cenas do filme, onde a menina possuída fazia as mais absurdas heresias.
Até o lançamento deste filme, os filmes do gênero não possuíam um tão alto grau de subliminaridade, chegando-se a classificar os filmes de terror como antes ou depois do "O Exorcista".
.
2. Filme "CLUBE DA LUTA"
.
Neste filme, O personagem de que narra a história, tem o nome revelado no desenvolver do filme. É um executivo que trabalha como investigador em uma companhia de seguros e vive muito confortavelmente, embora a sua existência seja vazia. Atormentado por insônias descobre finalmente uma cura: participar em sessões de terapia de grupo. Sente-se vivo e completo ao lado de pessoas cuja vida é indescritivelmente pior que a sua.
Tyler, um homem que ele conhece durante uma viagem de avião, apresenta-lhe um novo estilo de vida: desligar-se da opressão social libertando a sua agressividade latente em lutas corpo-a-corpo. Assim nasce o clube que dá nome ao filme, que ganha cada vez mais adeptos ansiosos por aliviar as suas tensões lutando clandestinamente. Com o tempo o clube de combate evolui para algo mais: o Projeto Caos, uma organização que visa a propagação de seus ideais antimaterialistas e a destruição da própria estrutura econômica da sociedade de consumo. Ao longo do tempo, organiza ações como explosões de bancos, destruição de cafeterias e a maior ação planejada, destruir sedes de prédios financeiros no país.
Este filme incita, com suas mensagens ocultas, ao desamor pelo próximo e tudo que rodeia o ser-humano. Este princípio de comportamento sub-humano deixou um episódio negro na história da sociedade:
Um estudante de medicina, que em Novembro de 1999 estava com 24 anos, disparou tiros de submetralhadora numa platéia de 40 pessoas que assistia o filme "Clube da Luta" num cinema do MorumbiShopping, em S.Paulo. O estudante repetiu exatamente as mesmas seqüências que se verifica em outra fonte de mensagens subliminares(que abordaremos posteriormente): O game Duke Nuken. Desde a entrada no cinema, no banheiro, a escolha e regulagem da arma, enfim tudo é uma infeliz repetição na vida real do que ele via nas cenas do game, estimulado pelo clima gerado pelo filme que assistia.
.
3. Filme "REVELAÇÃO" 

Neste filme um homem trai sua esposa com uma mulher bem mais nova. Sua esposa, sensitiva, começa a ser visitada por um espírito. A medida que o filme se desenvolve, uma série de acontecimentos ocorrem, deixando concluir que o espírito que atormenta a mulher é o espírito da amante do seu marido, o qual a matou durante o seu relacionamento extra-conjugal.
Ao longo do filme, vemos uma série de procedimentos espíritas, tais como evocação espiritual, cartomancia, etc, culminando com uma incorporação propriamente dita.
Não obstante a tudo isto que se apresenta, a atriz que interpreta a esposa traída executa diversos sinais demoníacos durante o filme, mas, em um momento em particular, podemos ver nitidamente uma já conhecida posição de mão, que, propositalmente ou não, foi realizada.
O curioso é que, além da câmera realizar um demorado "close" sobre a mão nesta posição, quando ela é filmada por outro ângilo, porém no mesmo momento, a posição desta mão já foi modificada. Isto ocorre quando a esposa vai verificar o quintal do vizinho já que ela ouve choros da mulher que mora ao lado. Observe como ela apóia-se na cerca e a posição que a sua mão está. Obeserve, também, a foto imediatamente à direita da mão em "close", que foi filmada no mesmo momento, e perceba que a mão não mais se encontra como estava antes.
O intervalo de tempo sugerido entre uma imagem e a outra, no filme, é ínfimo, deixando-se concluir que tudo pertencia ao mesmo quadro, não dando tempo para que a mão trocasse de posição. Convido o leitor a confirmar este momento verificando no próprio filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário